quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A saga da renovação.

2010, 33 anos, chegou a hora de renovar a habilitação e mal sabia eu que iria iniciar uma saga digna de comparação com uma novela Mexicana daquelas que os protagonistas desidratam de tanto chorar.
Descobri que agora existe um tal de CFC - Curso de Formaçao de Condutores e quem não era "condutor", mas simples "motorista " como eu, teria de passar por uma prova para mostrar conhecimentos em Primeiros Socorros e Direção Defensiva.
No autoescola me informaram que a renovação ficaria em torno de R$ 250,00, eu como bom judeu que sou descobri que você pode marcar, fazer a prova diretamente no Detran e depois fazer apenas o exame e renovação no Poupatempo, gastando assim R$ 80,00. É claro que optei por esse caminho.
Fiz o cadastro no site do Detran, alguns simulados on-line e no dia 01/09 lá fui eu muito lampeiro fazer a prova. Neste dia conheci o Todoerrado, mas essa é outra historia que eu vou deixar para um artigo específico. Fato é que a prova é bem fácil e dois dias depois eu já podia pegar o resultado diretamente no Poupatempo.
No dia 03/09 acordei bem cedinho esperando perder umas 3 horas com o procedimento e me dirigi ao Poupatempo, aliás nominho bem retórico, não acham? Afinal tudo que você faz lá é perder tempo. No primeiro guichê me informaram que eu precisava de uma cópia de um comprovante de endereço e uma foto, fui tirar a cópia e a foto, quando voltei a funcionária se lembrou que precisava também de uma cópia da habilitação antiga, e eu já com sangue nos olhos perguntei se não era possível dar as informações todas em uma viagem só -  silêncio cósmico....... Passada essa fase, sentei em um corredor enorme com uma senha na mão. A senha era 581 mas "já" estavam chamando o 530, olhei pela janela, dia lindo lá fora, essa sala fica no segundo andar, se eu me atirasse só ia me ralar, olhei o relógio, quase 11:00 hs, pensei que deveria ter dado o dinheiro do autoescola, mas como já estava lá, tarde demais pra sair da armadilha, abri meu livro que graças ao bom Deus ainda faltava umas 100 páginas pra acabar e relaxei. Momento seguinte senta do meu lado uma garota ali dos seus 20 poucos e começa a pescoçar minha leitura, doida pra conversar, ô bichinho curioso que é mulher.... (tá bom, os homens também sao rsrs)
É, eu não sou uma boa pessoa, percebi que ela queria puxar papo e aí que eu concentrei mesmo no livro, a cada 10 páginas eu dava uma parada, olhava para a janela e quando eu sentia que ela respirava fundo pra começar o papo, me concentrava de novo no livro. Após uma hora e pouco desse jogo, o livro acabou e verdade e após eu fechá-lo e olhar pra cima para aquela meditada que damos no final de uma história, não se passou nem dois segundos e ela mandou a perguntinha qualquer para iniciar um diálogo também qualquer: - O que você veio fazer? - Descobri que a cidadã era recém casada e estava trocando os documentos para o nome de casada. Pensei que se minha ex-mulher teria que passar pelo o mesmo processo para trocar o nome novamente, até que era uma boa vingança, (risos), para azar da moça, a leitura tinha demorado, nessa altura já era 14:00hs  e já estavam quase me chamando, passei para a fase seguinte.
Junta documentos, faz um pedido, emite um boleto, uma fila no banco e volta para o exame médico. O médico público realizadíssimo com sua profissão de cara crachá me fez  as perguntas habituais, se sente bem, pesa quanto, olha aqui no buraquinho, carimba o papel, não ri de uma piada que fiz e me despacha para a proxima fila. Essa é curta, apenas pegam a minha habilitação antiga, carimbam com a data de dois dias depois para retirada e na Sexta Feira a saga estava terminada, eu já era dono de uma linda habilitação valida para mais 5 anos.
No caminho vim pensando se o dia praticamente perdido e o aborrecimento não valeriam os R$ 170,00 do autoescola. Ainda não cheguei a nenhuma conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário