sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pérolas da publicidade.

Existe uma matéria na faculdade de Letras, chamada Análise do Discurso que defende a idéia de que não existe texto sem intencionalidade, aberta ou implícita e a propaganda é uma das áreas que mais se utiliza das técnicas implícitas,  sobretudo a neurolinguística, já que o texto não é so escrito e falado e há todo tipo de recurso discursivo para despertar o desejo de consumo. Entretanto, de vez em quando, no afã de fazer propagandas bonitinhas ou engraçadas acontecem umas coisas que deixam essa humilde Salsicha que vos fala paralizada, e quando a Salsicha acha ruim não dá outra, ela fala mesmo. Então, vamos fazer uma análise de discurso juntos? Talvez vocês me ajudem a compreender ou eu os ajude a descompreender.

Case 1: Comercial dos postos Ipiranga:



A cena: o cara chega mais cedo em casa porque resolveu a vida na conveniência do posto e pega um monte de homens saindo da casa dele.
A minha leitura: Cliente dos postos Ipiranga é Corno.
Detalhe, o banco Itau já havia caído nessa, com uma propaganda exatamente igual, só que o mote era o Internet Banking que agilizava a vida do cliente.

Case 2: Pastilhas Benalet



A cena: Um casal jantanto, ela está com a garganta irritada e por conta disso todas as ações são mal interpretadas e com isso eles acabam ficando juntos.
Minha leitura: Não cheguei a conclusão nenhuma, não entendi se a propaganda dizia para usar ou não usar Benalet, meu amigo Rogenski chegou a uma conclusão melhor: -Não use Benalet e se dê bem.

Case 3: Vivo operadora de celular

Não encontrei o vídeo no youtube e vamos aproveitar aqui para malhar um pouco mais, quase tudo que as operadoras de celular fazem é uma porcaria, vejam vocês que nem a propaganda consigo encontrar, se alguém encontrar me envie por gentileza.

A Cena: O cara tem uma namorada em cada estado porque é só 9 centavos o minuto para falar com elas.
A minha leitura: Vivo, a operadora de celular dos canalhas.

Fica o toque para os gênios do Marketing: -Assim como piada, propaganda que precisa ser explicada não é boa.

Um comentário:

  1. Cagada atrás de cagada. A sua crítica é pertinente e acho que falta justamente este posicinamento aos canais especializados em publicidade. Ninguém tem coragem de falar estas merdas.

    ResponderExcluir