sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Salsicha, o revisor de textos.

Provavelmente minha mãe não me olhou no berço e disse você vai ser revisor,  mas fato é que a vida deu voltas e uma hora me ví com essa função no colo e revisor meus caros, é um cara muito chato, ou alguém aí acha bacana passar a vida procurando erro alheio? É  quase uma maldição, o texto cai  em suas mãos e ao invés de entender o conteúdo fica procurando detalhes mínimos do que pode ser melhorado e, em uma cultura que tão poucos tem o hábito de ler, uma hora você acaba se perguntando: pra que essa função que é quase um ghost writter , pra que esse preciosismo com o texto se quase ninguém vai perceber a sutileza do trabalho?  
É muito bom quando abre-se a luz assim de uma vez e a clareza de uma idéia vem de forma pura, de um jeito que não precisa tirar nem acrescentar nada, como uma música que o autor escreve inteira de uma só vez, parecendo que ela já veio pronta do além, e há alguns dias eu tive uma luz dessa que me deixou conformado, não preciso ser sacrificado, há solução... Uma amiga me pediu para fazer a revisão da tese de mestrado dela e eu peguei o trabalho, é de uma área que eu não conheço então tive que redobrar a atenção. Como um artesão fui polindo a tese: uma crase aqui, uma vírgula ali, um pleonasmo eliminado, uma preposição fora de lugar, na verdade coisas mínimas, mas o trabalho vai ser lido por quem é muito letrado, já imaginaram se passa uma besteirinha de erro e ao invés de o avaliador-leitor se fixar no conteúdo que estava ótimo se fixasse no errinho? Derrubaria a credibilidade certamente.  Isso me fez concluir que meu trabalho é tirar apenas o que sobra e não deixar que a atenção se volte para onde não deve.
Então assim sendo, agora quando meu editor disser que tem medo quando me vê com o lápis verde na mão, eu vou responder que ele pode ficar tranqüilo, o meu trabalho é apenas passar invisivelmente pelo texto e deixar o melhor sem que ninguém note a minha passagem, o bom revisor é aquele que ninguém sabe que existe.
E apenas uma nota final, quando estou escrevendo não estou revisando, aí eu relaxo e também posso errar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário